Avaliação Psicológica

A avaliação Psicológica é um valioso instrumento dentro do processo de recrutamento e seleção. A RHUGE, por meio da parceria com a psicóloga Mariana R. Viana - CRP 03-4684, proporciona às organizações um trabalho de alta qualidade no que se refere ao processo de coleta de dados de perfis profissionais, composta pela realização de entrevistas individuais e aplicação de testes psicológicos reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia, os quais são de uso exclusivo do Psicólogo e têm aceitação internacional quanto à sua eficácia.

Através das avaliações é possível realizar, em um curto espaço de tempo, a análise de perfil dos candidatos participantes do processo de seleção, obtendo medidas objetivas e padronizadas de funções psicológicas, a exemplo de memória, atenção, raciocínio, emotividade e comportamentos impulsivos. Ademais, pode ser realizada também a Avaliação Psicossocial, exigida pelo Ministério do Trabalho para aqueles que desempenham atividades em espaço confinado (NR33) e em altura (NR 35), a qual compreende aspectos comportamentais e perfil psicológico do indivíduo, a fim de indicar seu estado de segurança em relação ao que se compromete a executar dentro do seu cargo e atribuições.

O resultado final da avaliação é fornecido através da elaboração de laudo ou atestado psicológico, tendo por base as características apresentadas pelo candidato durante a avaliação, relativas à função almejada ou aos tipos de riscos nesta encontrados. Em resumo, a avaliação psicológica pode ser considerada um mecanismo que promove a otimização do tempo gasto nos processos de recrutamento e seleção, além de aumentar significativamente o índice de acertos na contratação do profissional, proporcionando condições de trabalho satisfatórias tanto para o indivíduo quanto para a organização.

(http://www.psicologamarianaviana.com.br)
“O seu maior multiplicador é ter a pessoa certa no lugar certo.”